Dicas de Pilotagem de Kart
Aqui algumas dicas de como pilotar um kart e tirar o seu melhor desempenho.
TANGENCIA
A - Tangente é a menor distância entre dois pontos de uma curva.Sendo assim, no automobilismo é imperativo que esta teoria seja aplicada da melhor maneira possível. No quadro acima, vamos considerar as letras da seguinte forma:
B - É o que se denomina, em inglês, de "Turning Point" ou "Entry Point", na tradução, "Ponto de Entrada" da curva.
Neste momento, você já deve estar na velocidade ideal para entrar na curva e isto se faz na reta que antecede a mesma ao se aplicar os freios de forma suave e gradativa. Note que ao aplicar os freios, todo o peso do veículo estará sobre as rodas dianteiras, fazendo com que as rodas traseiras percam a aderência ideal. Portanto, evite estancar os freios ou fazê-lo de maneira brusca, caso contrário, fatalmente você perderá a traseira do veículo, causando o que se conhece por derrapagem. No jargão comum costuma-se dizer que o veículo "saiu de bunda".
A - Em inglês, "Apex Point" ou "Ponto de Tangência".
Sua velocidade em direção ao Ponto de Tangência deve ser constante e a mais rápida possível. Não se preocupe se, no início, você não acertar a velocidade ideal pois a prática vai fazer com que você domine a técnica em pouco tempo.
Traçado na pista
A pilotagem deve ser o mais suave possível, evitando movimentos bruscos.
Para isso é necessário memorizar bem o circuito.
Durante as curvas, evite fazer correções na trajetória. Procure andar de forma limpa, uniforme.
O traçado deve ser o mais "retilíneo" possível, reduzindo ao máximo a força centrípeta (aumento do raio), podendo-se assim aumentar-se à velocidade.
O ponto de aceleração e de freada depende de cada curva, mas basicamente deve-se frear antes de começar a fazer a curva para evitar que o kart solte. O ponto ideal de aceleração é no centro da curva.
Debaixo de Chuva
O traçado de chuva deve ser exatamente o contrário do normal. A idéia é escapar da trilha de borracha formada na pista. Esta trilha se forma onde é mais comum os karts passarem, ou seja, no traçado normal, e com água, borracha + borracha = 0 de atrito... Então deve-se fazer um traçado no qual se cruza a borracha. Quando você for andar durante chuva, você deve fazer alguns ajustes em seu kart. Você deve: Afrouxar parafusos dos pára-choques para que o kart segure mais no chão ficando mais mole.
Colocar pneus de chuva. E rodas de chuva (rodas dianteiras com peso extra), se possível.
Proteger a entrada de ar para que não entre água no carburador.
Abrir um pouco as agulhas para aumentar a quantidade de combustível e permitir a queima na presença de água.
Abrir a dianteira para segurar mais a frente e fechar a traseira também para segurar.
Fazer trajetória de chuva (ir por fora da faixa normal (borracha)).
Se tiver muito molhado aumente a calibragem para os sulcos do pneu trabalharem melhor. Se tiver menos molhado pode abaixar a calibragem, inclusive se estiver andando com pneu slick (para pista seca).
Colocar uma relação mais curta (coroa maior) para obter melhor aproveitamento do motor, já que se vai andar em mais baixa velocidade.
Possivelmente, pode-se deslocar um eventual lastro para a dianteira do kart.
Talvez você encontre problemas para ligar o kart, portanto escolha uma vela mais quente (B9 ou B8).
Segurança
É importante obedecer a regras básicas de segurança quando se entra numa pista. Antes de entrar nos boxes levante o braço para sinalizar aos que vem atrás. Cuidado ao entrar no pista, certifique-se que não vem outro kart. Se estiver amaciando motor ou andando devagar, olhar para trás e indicar com o dedo o lado escolhido para a ultrapassagem. Se seu kart rodar ou quebrar na pista, deve-se retira-lo o mais rápido possível do traçado.
Relaxamento
O relaxamento é importante para se concentrar a para aliviar as dores musculares durante os treinos. Aproveite as retas para relaxar as mãos. Se durante a pilotagem, você estiver tenso, você se cansará muito mais do que o normal.
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